22 maio 2016

Feminismo!

        Olá pessoas lindas!

Primeiro de tudo quero me desculpar por ter me ausentado do blog, é que houve algumas complicações, mas nada que o tempo não resolva (risos). Então sem delongas, vamos para o assunto de hoje que é para lá de polêmico.  

Feminismo não é o fim do mundo, as mulheres não vão controlar o planeta. Feminismo não se trara de uma "guerra dos sexos". Feminismo não tem nada a haver com machismo. Machismo é um sistema de dominação, feminismo é uma luta por direitos iguais. Feminismo é igualdade liberdade. Igualdade e liberdade de escolher, de ser, de agir, fazer e de se vestir

Feminismo é um movimento socialfilosófico e político que tem como objetivo direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias que advogam pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses.

   Agora vamos ler um um trecho de texto escrito por Clara Averbuck que é feminista, escritora e autora do blog Carta Capital, O título do texto é Feminismo para leigos.

(...) 
  • Feminismo não tem nada a ver com deixar de usar batom, salto ou dar de quatro. Ninguém vai confiscar sua carteirinha de feminista se você usar rímel. Mas te abre para a possibilidade de só usar maquiagem quando quiser, não porque tem que obrigatoriamente estar impecável e linda todos os dias a enfeitar o mundo.
  • Feminismo não tem nada a ver com ser inimiga dos homens. É claro que existem feministas que não os toleram, mas até aí, existem mulheres que não são feministas e também odeiam homens, né? E você não é obrigada a ser uma delas.
  • Feminismo não tem nada a ver com esconder o corpo; muito pelo contrário, exigimos o direito de andar com a roupa que bem entendermos sem assédio ou constrangimentos. Taí a Marcha das Vadias que não me deixa mentir.
  • Feminismo não tem nada a ver com não ter filhos, e sim com a escolha de como e quando esses filhos virão, e se virão.
  • Feminismo não tem nada a ver com não ser feminina. E nem com ser.
  • Feminismo tem a ver com liberdade, com eu, você, elas e eles podermos todos viver e ser sem ninguém dando pitaco em como devemos nos portar, como devemos nos vestir, o que devemos dizer, do que devemos fazer com nossos corpos.
(...)

Em 2008  Cynthia Semíramis, criou um teste bem simples de 10 questões relacionadas ao feminismo 


1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?
2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?
3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?
4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?
5. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais?
6. você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?
7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?
8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?
9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?
10. você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?

Sua resposta foi SIM para todas as questões? parabéns você é feminista! Caso contrário sinto muito...

Bjjss!!!

2 comentários:

  1. Post muito educativo, muito importante educar os leitores porque tem tanta informação errada na internet que as pessoas confundem tudo
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho muito importante, saber das coisas antes de falar! Tem muita gente por aí falando sobre o feminismo sem saber nada sobre o mesmo... mas é assim mesmo, um dia chegamos lá!

      Bjss!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo